:: ODONTOLÂNDIA

Odontolândia faz homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista

Papéis, tecidos, linhas, colas, massa para biscuit, garrafas pet e embalagens diversas ajudaram a compor as oficinas educativas com crianças da Rede Municipal de Educação, em homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista. A data foi comemorada na quarta-feira, dia 25 de outubro, com atividades do circuito “Odontolândia”, que aborda o cuidado e as orientações com ênfase na saúde bucal de maneira lúdica, criativa e participativa.

Organizado pela Coordenação da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte, o evento aconteceu no Centro de Referência da Juventude e contou com a presença de cerca de 400 estudantes, com idades entre 6 e 11 anos. As oficinas tiveram como monitores os próprios profissionais de saúde bucal da Rede SUS-BH. Por meio de jogos,foram abordados temas como: dentição, alimentação saudável, higiene bucal e doenças que podem acometer a boca.

A Odontolândia tem o objetivo realizar oficinas que despertem o cuidado em saúde bucal e capacitar a comunidade para que cada participante se torne um multiplicador de orientações e hábitos em saúde bucal. A programação contou com apresentação do grupo de mobilização social da SMSA, Mobiliza-SUS, aula de Lian Gong e Academia da Cidade. Os profissionais explicaram que a saúde dos dentes não significa apenas um sorriso bonito, mas a falta de cuidado com a boca e com os dentes podem causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até osteoporose.

As crianças vibravam com um jogo de perguntas e respostas. A aluna Beatriz de Oliveira da Silva, da Escola Municipal George Ricardo Salum, gostou da dinâmica. "Eu acertei e ganhei até uma lembrancinha”, comemorou. 25/10/2017