** VÍRUS HOSTIL-RAP DA DENGUE **


Vírus Hostil-Rap da Dengue - Cledson Alves Dias

Eu posso ser nefasto,
comigo não se brinca,
sou um mosquitinho
que gosta de água limpa,

Imóvel, parada,
Vêm a proposta
No local ideal
Deposito os ovos

Aedes aegypti é meu nome entende hospedo o flavivirus
Que causa a dengue

Me dê um ensejo,
A ocasião,
Sem dúvida nenhuma
Estragarei seu verão.

De clima tropical
Originário da África
Programa em questão
Quando o inimigo ataca.

Notório, tem fama
Nestes continentes
Ásia e América se
mostra presente
é mais um feitor
de um vírus hostil
Que traz enfermidade
e alarma o Brasil

Tornou-se comum
e ascensional
Não é inerente
À classe social
Pequeno em tamanho
Mas grande em danos
Escuro como um todo
Rajado de branco
Seu ciclo vital
É ovo larva e pupa,
Totalmente formado
Tá na fase adulta
E ai vai seguir
Seu terrível ofício
Procurar um lugar
Que seja propício
freneticamente
ele sai na caçada
Se alimenta e contamina
Através da picada
Um hematófago
Buscando proteína,
Existente no sangue
Denominada albumina,

Faz parte de um processo
De desova e não é só,
Tem que ter alguma coisa
Acumulando h2o,
Mas se não sabe,
Ou não imagina
É o mosquito fêmea
Que transmite e contamina
De uma pessoa doente
Para outra sadia,
desencadeando
Uma epidemia
Dengue um, dengue dois
a quatro e a três
Mas são evitáveis
Só falta sensatez
Logicamente pra isto acontecer
Depende de todos,
De mim e de você

Eu posso ser nefasto
Comigo não se brinca
Sou o mosquitinho
Que gosta de água limpa
Aedes aegypti é meu nome entende
Hospedo o flavivírus
Que causa a Dengue. (bis)

Dengue um
A tóxica,
A dois
Hemorrágica,
Existe entre as duas
Diferenças sintomáticas.
Na um a pessoa é suspeita
Quando expuser
Algumas destas queixas
Dor de cabeça,
Nos olhos
Nas juntas
Vômitos, náuseas
Sentimento de repulsa,
Debilidade você fica inerme,
fraco e com manchas vermelhas na pele
febre alta ou hipertermia,
isto nos dois tipos não varia,
as duas são iguais
apenas no início
a hemorrágica apresenta maior risco,

Esteja certo de que é mais agressiva tem sangramento no nariz e nas gengivas,
Fortes dores na barriga
Sem interrupção,
Dificuldade na respiração,
Surge também
As chamadas petecas,
Pontos ou manchas
Roxas epidérmicas,
Dores musculares,
Redução da urina,
Manifestações que a determina,
Não há vacina
Com tudo eculado
Resiste alguns dias
Tempo provável
Somente os sintomas
são controlados,
analgésico, antitérmicos são usados.
Mas eu só tenho
Um lembrete que importa
Não tome remédio
Por conta própria
Recomenda-se beber muito líquido, repousar,
ir pra unidade de saúde perto de seu lar

Eu posso ser nefasto
Comigo não se brinca
Sou o mosquitinho
Que gosta de água limpa
Aedes Aegyptis é meu nome entende
Hospedo o flavivírus
Que causa a Dengue. (bis)

Em residências ou terrenos baldios onde o índice sempre refletiu
Há principais cuidados
E todo, é pouco com objetos que viram criadouros.
Garrafas vazias,
Pratinhos de planta
Manter a caixa d’água
Fechada com a tampa
Não acumular lixos ou entulhos,
Põe areia nos cacos de vidro do muro em local coberto
Guardar pneus velhos
Lavar os vasilhames
De animais domésticos
Lajes e canaletas devem ser conferidas
Ver se as calhas
Não estão entupidas,
Siga estas dicas
Nunca procrastina
Se você tiver
Trate com cloro sua piscina,
Lugares servíveis
Que foram mencionados,
“Pivores” de focos já relatados.
Larvicida é uma maneira
Que tem pra combater
Em condições extremas
Se usa o fumacê,
Procedimentos que vem à baila,
A reprodução do mosquito não para.

Eu posso ser nefasto
Comigo não se brinca
Sou o mosquitinho
Que gosta de água limpa
Aedes Aegyptis é meu nome entende
Hospedo o flavivirus
Que causa a Dengue. (bis)

Significado de
Inerme - adj. Que não tem armas ou meios de defesa.
Hipertermia, é uma temperatura do corpo elevada, relacionada à incapacidade do corpo de promover a perda de calor ou reduzir a produção de calor.
Epidérmica - adj. Anatomia. Relativo à epiderme: tecido epidérmico.,
Epiderme - s.f. Anatomia. Membrana que forma a zona externa da pele, cuja camada superficial é córnea e descamável: pêlos, penas, cornos, unhas, garras, cascos são produções da epiderme.
Botânica. Película que recobre as folhas, bem como os caules e raízes novas.
pivô (pi-vô) - s. m.Haste metálica que serve para sustentar coroas nas raízes ou incrustações dos dentes.
Fig. Centro, base, causa principal.
inocular (i-no-cu-lar) - v.t.Enxertar, inserir. Comunicar um vírus, uma vacina etc., por inoculação: inocular a raiva num cão.
Fig. Transmitir, comunicar: inocular uma doutrina.
Procrastina - Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação.
Ensejo  mas .oportunidade, lance, ocasião propícia ou adequada.
Nefasto- adj. Que acarreta a morte, a ruína; funesto; infausto; nocivo; prejudicial.

0 - Comentários: